Legendário, filho de vereadora e empresário: saiba quem é motorista preso por atropelar corredor em Salvador
Crime aconteceu no sábado (16), no bairro da Pituba. Testemunhas contaram que suspeito tinha sinais de embriaguez e não conseguia andar, nem falar direito.

O motorista Cleydson Cardoso Costa Filho, preso em flagrante no sábado (16) por atropelar um corredor amador em Salvador, é empresário, filho de vereadora e participa do movimento cristão Legendários.
Ao ser preso no fim de semana, o suspeito de 26 anos apresentava sinais de embriaguez. Segundo testemunhas, ele não conseguia andar, nem falar direito, e não completou o teste do bafômetro. O carro usado por Cleydson ficou completamente destruído.
O homem atropelado pelo suspeito, identificado como Emerson Pinheiro, de 29 anos, sofreu fraturas nas duas pernas e uma delas precisou ser amputada. Ele está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE) e foi extubado nesta segunda-feira (18).
Nas redes sociais, Cleydson Cardoso Costa Filho aparece vestido com a camisa laranja e o boné do Legendários. Em uma das publicações, ele disse ter ido para o retiro do grupo em fevereiro deste ano.
"Foi sensacional estar presente com vocês, obrigada família! AHU Legendários", comentou em um vídeo publicado pelo movimento cristão.
⚠️ O Legendários é um movimento criado em 2015, na Guatemala. Seus membros o define como "um movimento que busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial".
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/m/Z/UhYap9Tayy73HbPj9atA/foto-no-tamanho-home-2025-08-18t115526.224.png)
O suspeito também é filho da vereadora Débora Santana (PDT). Cristã, ela celebrou a entrada do filho no movimento que já atraiu famosos Eliezer, Thiago Nigro e Neymar pai.
"Depois de quatro dias na montanha, ele retorna com a alma renovada e ainda mais conectado com Deus. Que honra ver esse voo espiritual!", comemorou nas redes sociais.
Após Cleydson atropelar o corredor em Salvador, a vereadora se posicionou através das redes sociais e se solidarizou com a vítima. Em nota, ela afirmou que estava à disposição para oferecer o apoio necessário ao atleta.
Em seu perfil nas redes sociais, o suspeito se descreve como empresário, sócio de uma empresa de investimentos.
Prisão convertida em preventiva

O suspeito teve a prisão em flagrante convertida para a preventiva no domingo (17). Ele foi hostilizado por amigos e familiares do corredor Emerson Pinheiro ao deixar a Central de Flagrantes.
Na frente da delegacia, os familiares e amigos do corredor pediam para que a prisão em flagrante do motorista fosse convertida em preventiva. Com um casaco preto na cabeça, ele deixou o local por volta das 14h15, aos sons de "justiça" e "ladrão de sonhos".
Segundo a Polícia Civil, o condutor foi autuado em flagrante por lesão corporal culposa de natureza grave ou gravíssima na direção de veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada e por conduzir veículo com a capacidade psicomotora alterada por substância psicoativa.
Divulgação: G1